05 janeiro 2011

Gaio-dos-matos da Flórida

Cooperatively breeding birds. Falei disso aqui e aqui. Mesmo projecto, mesma temática, ave diferente. Desta vez um corvídeo - o Gaio-dos-matos da Flórida.

Confinada ao estado norte-americano da Flórida, esta espécie encontra-se exclusivamente em matos de carvalhos-arbustivos que se desenvolvem em solos arenosos bem drenados - um habitat que tem sofrido enorme contração. Com uma área de distribuição tão reduzida e tamanha dependência de habitat - e juntando a isto a destruição deste último por ação humana - é fácil perceber o porquê  de esta espécie ser classificada desde 1997 como Ameaçada.

Nesta espécie é frequente que crias de ninhadas anteriores fiquem pelo menos um ano junto dos progenitores, ajudando a criar ninhadas seguintes, formando assim famílias alargadas e com maior êxito reprodutor. Esta particular estratégia reproductiva não é exclusiva destes corvídeos, podendo por exemplo ser encontrada num outro corvídeo que curiosamente também tem uma distribuição reduzida: o ibérico Charneco.

Gaio-dos-matos da Flórida, Aphelocoma coerulescens

Fica uma mostra de algumas etapas, da fase preliminar até à arte final.

4 comentários:

  1. Muito obrigado - o texto foi editado e o comentário refere-se ao trabalho de linha que, confesso, é o meu favorito (era esta a única ilustração antes da edição).

    ResponderEliminar
  2. Dinossauros azules! Such a crafty look in the eye of the bird in front. Love it.

    ResponderEliminar
  3. Thank you, Katura. I was aiming for a 'I'm on to you' look for that bird.

    ResponderEliminar